PREVENÇÃO - SUS oferece vacina gratuita contra HPV para meninos entre 12 e 13 anos
 
Já está disponível na rede pública de saúde a vacinação gratuita contra o HPV (Human Papiloma Virus) para meninos com idade entre 12 e 13 anos. A imunização é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa tem como objetivo proteger os garotos contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão ligadas ao contágio do HPV.

De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. São cerca de seis milhões de doses liberadas para vacinar 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos portadores do vírus HIV/aids em todo o território nacional.

MENINOS - Para obter a imunização, basta procurar o posto de saúde mais próximo, munido da carteira de vacinação e receber a primeira dose. Já a segunda, deve ocorrer com intervalo de seis meses e é obrigatória. Portadores de HIV terão três doses. A vacina é quadrivalente e protege em quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia.

MENINAS - Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até 2016, a faixa do público feminino era de 9 a 13 anos. Os rapazes também terão a idade de aplicação ampliada, anualmente, até 2020.

RESPONSABILIDADE - "É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população", afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp no Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!