FGTS - Saque de contas inativas terá início
em fevereiro. Saiba se você tem direito!
 
Atenção, Guincheiros! Você que possui FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativo até 2015 terá direito a resgatar recursos da conta. A iniciativa do Governo visa movimentar a economia do Brasil. O calendário oficial de retirada será liberado em fevereiro e a data de aniversário do dono da conta irá orientar a liberação do saque. Confira todos os detalhes e saiba se você está apto!

INICIATIVA -
Para combater a crise econômica, este ano, o Governo vai liberar os pagamentos dos FGTS inativos em conta, que serão liberados a partir de fevereiro. O calendário será divulgado com as datas de saque do valor integral do Fundo de Garantia, para trabalhadores com a conta do fundo inativa até dezembro de 2015. Conta inativa de FGTS é aquela em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato.

QUEM PODE SACAR? - Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. A partir de agora, quem está atualmente empregado passa a poder sacar o valor de uma conta inativa, desde que o afastamento do emprego anterior tenha ocorrido até 31/12/2015, segundo a assessoria da Caixa. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, depositado pelo empregador atual.


QUAL O VALOR DO SAQUE? - O saque pode ser feito no valor integral, desde que o mesmo se enquadre no requisito de inatividade. O contrato precisa ser rescindido no máximo até 31/12/2015 para que a sua conta tenha direito ao saque do fundo de garantia de 2017. Você pode acessar o site da Caixa para consultar o valor.

CASO PEÇA AS CONTAS, EU TENHO DIREITO AO SAQUE? -
Em caso de demissão, você não consegue realizar o saque, pois as contas precisam estar inativas até o final de 2015 para obter direito em sacar o fundo de garantia. Sendo assim, se pedir demissão hoje, você não pode sacar o seu FGTS.


ONDE SACAR? - Os saques poderão ser feitos pela a Caixa Econômica Federal, em lotéricas ou em qualquer posto de atendimento da Caixa. Para sacar basta apresentar portar um documento de identidade e o seu cartão cidadão.

Caso você não esteja precisando desse dinheiro, é bom deixar ele na conta, pois o FGTS tem rendimento de até 3% ao ano. Dessa forma, o trabalhador tem um dinheiro guardado rendendo em um tipo de poupança do FGTS.


Milhares de trabalhadores estão ansiosos para realizar os saques. Essa vai ser uma grande oportunidade para o Governo aquecer, novamente, a economia do Brasil, visto que o ano de 2016 foi um ano difícil para muitos brasileiros, inclusive nossa categoria de Guincheiros. Fiquem ligados, companheiros!

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp no Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!