Ministério do Trabalho será extinto, anuncia
o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro
 
Após quase 90 anos de existência, o Ministério do Trabalho e Emprego deverá ser extinto. Segundo declaração do novo presidente Jair Bolsonaro, a Pasta deverá ser integrada a outros ministérios. O mais provável é Economia absorver boa parte das atividades, porém ainda não foi feita declaração a este respeito. Isso na verdade não é nenhuma surpresa, uma vez ele já ter declarado a redução dos ministérios existentes, dos atuais 29 para 17 – “Talvez 17, bom número o 17”. As afirmações foram feitas ontem (7), após reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O QUE FAZ O MTE? - É responsabilidade do Ministério fiscalizar e coibir irregularidades trabalhistas, produzir pesquisas com informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, além de realizar o registro profissional. O registro é obrigatório para se exercer diversas funções no País. Dentre outros serviços parte da gestão do MTE, o seguro-desemprego é outro de destaque, dentre os demais benefícios trabalhistas previstos em lei federal.

O QUE DIZ NOSSA CENTRAL SINDICAL - A UGT (União Geral dos Trabalhadores), entidade a qual o Singuesp é filiado, declara em nota assinada pela direção: “O presidente deveria buscar o diálogo com as entidades de defesa dos trabalhadores, antes de anunciar que irá extinguir de vez um órgão tão importante para a geração de emprego e renda para a população”. As demais entidades não se pronunciaram até o momento e não atenderam a nossa ligação.

HAVERÁ RESISTÊNCIA -
Carlos Lupi, ministro do Trabalho de 2007 a 2011, fez uma declaração em sua rede social sobre o perigo da extinção do MTE. “O possível fim do Ministério do Trabalho é mais uma notícia ruim para o povo brasileiro vinda da equipe de Jair Bolsonaro. Existente desde 1930, a pasta é fundamental para a geração de emprego e renda, fiscalização da segurança no trabalho e proteção aos direitos do trabalhador. Não bastasse o total desprezo à legislação trabalhista, agora o presidente eleito quer acabar de vez com qualquer defesa dos trabalhadores por parte do Estado. Faremos forte oposição a essa proposta!”.

NOTA DO MTE -
Em vista dos rumores sobre o tema, o Ministério soltou uma nota oficial, dia 6. “O futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a sua compatibilização produtiva, e o Ministério do Trabalho, que recebeu profundas melhorias nos últimos meses, é seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho a ser trilhado pela nação brasileira, na efetivação do comando constitucional de buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

FALA DO PRESIDENTE -
A propósito dos ministérios e a escolha das pessoas envolvidas em tal, o futuro presidente soltou uma postagem em suas redes sociais oficiais. Nela ele deixa claro que suas escolhas não são pessoais e se desobriga de conhecer o passado das pessoas de sua equipe.

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma
denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp nas redes sociais -  Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
Presidente eleito Jair Messias Bolsonaro anunciou o fim do Ministério do Trabalho
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!