EDUCAÇÃO - Governo encerra programa Idiomas sem Fronteiras após apontar falhas
 
O Governo, através do Ministério da Educação (MEC), anunciou o encerramento do programa Idiomas sem Fronteiras. A alegação do ministro Abraham Weintraub é a de esta iniciativa não ter funcionado e precisar ser substituída. Segundo dados do próprio Ministério, 18 mil alunos e professores aprenderam uma segunda língua com essa ação, advinda de outro programa cancelado, o Ciências sem Fronteiras.

A atual gestão do ministro fez diversas críticas ao modelo do programa. "O Idiomas sem Fronteiras não funcionou, a gente vai substituir. O objetivo não pode ser pagar TOEFL [teste de proficiência em inglês] para as pessoas", declarou Arnaldo B. de Lima Jr., secretário da Educação Superior do MEC. Quando questionado qual a melhor forma de substituição e como será feita, respondeu: "necessidades serão avaliadas com a implementação do [novo] programa Future-se".

E O QUE É O FUTURE-SE? - A página do MEC (clique aqui e acesse) define o Future-se como um programa de busca ao fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com organizações sociais. Isso deve incluir, segundo a descrição, a internacionalização das unidades de ensino.

Seguimos acompanhando para COBRAR sempre uma solução do problema criado com a retirada do programa. Esta tem sido a única oportunidade de muitos estudantes terem acesso ao conhecimento de um novo idioma. É preciso seguir!

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma
denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp nas redes sociais -  Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
Ministro Abraham Weintraub durante anúncio do fim do Idiomas sem Fronteiras
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!