PREVINA-SE - Fique atento à vacinação contra
o sarampo. Procure o posto mais próximo!
 
Considerada uma doença erradicada no Brasil até 2018, em 2019 já foram registrados 420 casos de sarampo no Brasil. O detalhe é o disparo do número de casos em São Paulo, deixando as autoridades alertas para intensificar a campanha de vacinação. Segundo a Prefeitura, todas as pessoas entre 15 e 29 anos devem se vacinar, mesmo se já tenha a dupla imunização.Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem surto ativo em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, assim, São Paulo lidera o ranking com o maior número de infecções, com 82% do total.

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?

• Quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência;
• Quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra.

A vacinação tem ocorrido a partir das 7 ou 8 horas e se estende até as 18 ou 19 horas, dependendo da unidade. A lista de postos de saúde está no site da prefeitura - basta escolher se a busca é pelo endereço onde mora ou pelo nome da unidade.

Para quem a vacina é contraindicada?

As pessoas dos perfis abaixo devem consultar seu médico antes de tomar a vacina:

• Gestantes;
• Pessoas com baixa imunidade ou gripadas;
• Pacientes em tratamento contra o câncer;
• Pacientes com doenças que atingem o sistema imunológico, como a Aids.

Crianças com menos de um ano

O calendário da vacinação indica o período ideal para aplicar a primeira dose sendo aos 12 meses de idade. A vacina tem menor eficácia antes dessa idade, mas os pais de bebês com menos de 12 meses que farão viagens a locais considerados de risco devem procurar um pediatra para avaliar se é indicado fazer a imunização.

Jovens de 15 a 29 anos

Segundo os especialistas e as autoridades, pessoas de todas as faixas etárias precisam ter as duas doses da vacina. Mas o foco das campanhas atuais são os jovens de 15 a 29 anos porque são o grupo populacional com maior probabilidade de não terem recebido uma das duas doses.

Doença altamente contagiosa

• O sarampo é altamente contagioso, podendo evoluir para morte;
• Os principais sintomas são febre, manchas vermelhas na pele do rosto e tosse;
• A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam sobre não haver relação entre a vacina e o autismo.

Vacina em duas doses

Para ter proteção contra o sarampo, portanto, é necessário ter tomado duas doses da vacina. Em suma, a prática mais comum hoje é vacinar as crianças pela primeira vez aos 12 meses e voltar para a segunda dose já aos 15 meses. Além disso, vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, é oferecida gratuitamente durante todo o ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma
denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp nas redes sociais -  Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
Surto de sarampo alerta autoridades em todo o Brasil; fique atento à vacinação
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!