Doenças cardiovasculares são responsáveis
por quase 30% das mortes no Brasil
 
Doenças cardiovasculares são líderes em mortes no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. O infarto é uma das principais causas. Ocorre quando uma das artérias coronárias do coração é obstruída, geralmente por um pequeno coágulo de sangue. O mau funcionamento pode interferir na capacidade do coração de bombear o sangue deixando de ser enviado para todo corpo.

Um ataque cardíaco, também é conhecido como infarto do miocárdio ou trombose coronária. O infarto pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos. É importante chamar a emergência nos primeiros sinais do problema.

CAUSAS:

• Diabetes;
• Histórico familiar;
• Inatividade física (pouco exercício físico regular);
• Nível elevado de colesterol no sangue (hipercolesterolemia);
• Nível baixo de HDL (lipoproteína de alta densidade), frequentemente denominada “colesterol bom”;
• Obesidade;
• Pressão arterial elevada (hipertensão);
• Tabagismo.

A fase inicial da meia-idade, os homens apresentam um risco maior de ataque cardíaco do que as mulheres. Mas nos últimos anos o número de mulheres vem aumentando quando se inicia a menopausa. Isso pode ser resultado de uma diminuição dos níveis de estrogênios relacionada com a menopausa, um hormônio sexual feminino que pode proporcionar alguma proteção contra a aterosclerose.

SINTOMAS - O mais comum é a dor no peito, e pode irradiar para os braços, abdome, pescoço ou para o maxilar inferior. Outros sintomas podem incluir, vômitos, suor frio, fraqueza, intensas palpitações, falta de ar, sensação de ansiedade, sonolência, desmaio, tontura. Às vezes, quando um ataque cardíaco causa dor no peito e queimação, o paciente pode confundir os sintomas com uma indigestão.

Confira as 10 dicas de como prevenir as doenças cardiovasculares:


1 - Atividade Física Regularmente;
2 - Controle a pressão arterial;
3 - Controle o colesterol e triglicérides;
4 - Controle a Diabete;
5 - Evite o álcool em excesso;
6 - Faça check-up com seu médico regularmente;
7 - Fuja do stress e da ansiedade;
8 - Mantenha o seu peso ideal;
9 - Mantenha a alimentação saudável e equilibrada;
10 - Não Fume.

Ninguém está imune a ter um infarto, mas há formas de evitar o ataque para não ser a próxima vítima. Evitar levar uma vida sedentária é muito importante. A prática de atividades físicas é fundamental. As pessoas que são obesas devem receber acompanhamento médico. A hipertensão arterial e diabetes devem estar sempre controladas. Deixar de fumar e beber diariamente também é aconselhável.

Mais informações sobre ações do Sindicato ou caso tenha interesse em fazer uma denúncia, ligue no telefone (11) 3334.0733. Fale com um de nossos diretores. Siga o Singuesp nas redes sociais -  Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e Instagram
 
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Singuesp também é compartilhado nas redes sociais.
 
TV SINGUESP - Aqui o trabalhador tem voz!