Crise no Detran-SP deve desencadear até 20 mil demissões. Singuesp convoca todos para protesto na sexta, dia 9/2, às 7 da manhã

Crise no Detran-SP deve desencadear até 20 mil demissões. Singuesp convoca todos para protesto na sexta, dia 9/2, às 7 da manhã

Ouça a matéria!

 

Na próxima sexta, dia 9 de fevereiro, a partir das 7 da manhã, o Detran-SP vai enfrentar uma grande manifestação. Guincheiros e diversos outros profissionais insatisfeitos com a gestão do órgão e com a falta de leilões de veículos apreendidos se unem ao Singuesp e vão cobrar soluções. Vamos levar muitos caminhões de Guincho e contamos com a presença maciça dos trabalhadores. Nossa estimativa é de ter, pelo menos, cerca de 200 pátios representados no protesto.

Vamos nos concentrar na porta do Detran, na Rua Boa Vista, para exigir uma solução e denunciar o caos que se instalou no sistema.

ENTENDA ✅

O problema começou quando o governador Tarcísio assumiu o governo de São Paulo e mudou toda a direção do Detran, trazendo pessoas de fora, inclusive de Brasília. Infelizmente estes profissionais não têm conhecimento de como funciona o processo de apreensão e leilão de veículos no Estado.

Deste modo, pararam os leilões, que são a fonte de renda das empresas de Guincho. Antes, eram leiloados uma média de 140 a 150 mil carros por ano. Em 2022, foram apenas 83 mil, porque a gestão anterior já tinha deixado tudo pronto. De 2023 até agora, não teve nenhum leilão. E já estamos em fevereiro.

GRAVE 📢

A situação se agravou porque as empresas dependem dos leilões para bancar a estrutura e os funcionários, estimados entre 15 a 20 mil em São Paulo. As demissões são eminentes se nada for feito.

As empresas estão sem dinheiro para pagar os salários, e muitas vão ter que demitir. A situação chegou ao extremo, porque eu apertei as empresas para que não fizessem demissão em março, mas o problema é que nem dinheiro mês que vem vão ter para pagar os trabalhadores. Fica inviável trabalhar”, lamenta nosso presidente Francisco José Pereira da Silva, o Chicão.

IMPACTOS 🤔

O setor de desmanche está sendo prejudicado pela falta de leilões, pois não há peças disponíveis para serem vendidas legalmente. A lei do desmanche, criada em 2015 pelo governador Geraldo Alckmin, estabelece que os veículos em fim de vida útil devem ser destinados a empresas credenciadas pelo Detran, que podem vender as peças com segurança e garantia.

Essa lei é elogiada por combater os desmanches clandestinos e o roubo de veículos, mas, segundo o Detran não está cumprindo o determinado em lei, ou seja, leiloar os veículos ocupantes por mais de três meses no pátio.

O MANIFESTO ✊🏼

A manifestação de sexta, 9 de fevereiro, a partir das 7 da manhã, tem o objetivo de chamar a atenção da mídia e das autoridades para a crise do setor está enfrentando, e que espera que o governador Tarcísio e o Detran tomem providências para resolver o impasse. “Nós queremos uma solução, porque estamos trabalhando no prejuízo. O Detran está perdido, não sabe como lidar com essa situação. Eles têm que voltar a fazer os leilões, que são a saída para o problema. Nós não queremos prejudicar ninguém, só queremos trabalhar e garantir o nosso sustento e o dos nossos funcionários”, afirma.

ASSISTA ABAIXO A REPORTAGEM DA TV GLOBO SOBRE O TEMA 📹

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *