1º DE MAIO I Não temos o que comemorar, mas devemos nos organizar com a entidade sindical

1º DE MAIO I Não temos o que comemorar, mas devemos nos organizar com a entidade sindical

Nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros perderam direitos importantíssimos para a classe. As reformas, que na prática são verdadeiras Deformas, trouxeram prejuízos irreparáveis, aumento no desemprego e consequentemente a elevação da miséria no País. O trabalho dignifica o homem e garante a realização de seus projetos e sonhos. Sem trabalho, o homem fica vulnerável, sem perspectivas, o pior: SEM ESPERANÇA. Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, precisamos refletir sobre o futuro da Nação.

As entidades sindicais foram e ainda estão sendo desqualificadas odiosamente, pelo menos, nos últimos três anos por algumas autoridades políticas e pelos próprios trabalhadores desconhecidos de sua importância. A “Reforma Trabalhista” ganhou força quando afirmavam a sua aplicação como fonte de mais empregos e modernização das relações do trabalho, o que não aconteceu. A Reforma da Previdência vem aí para punir a classe com um reajuste, pra mais, em sua alíquota de desconto mensal.

Porém, as entidades sindicais têm a sua importância. Quando os trabalhadores são perseguidos, ofendidos e têm algum direito retirado correm para os Sindicatos. Por incrível que pareça, e isso é fato, muitas pessoas nem sabem para que serve um Sindicato e a sua importância na defesa dos direitos, garantias de melhores salários e instrumento de luta no combate de injustiças. E, aliás:

A JUSTIÇA NÃO SOCORRE AQUELES QUE DORMEM”.

Neste 1º de maio, DIA DO TRABALHO, nosso Sindicato conclama a categoria para participar ativamente da vida de sua entidade sindical. E como você faz isso? Com ideias construtivas. Marcando presença em assembleias e reuniões. Denunciando as péssimas condições de trabalho e o assédio moral. Estimulando os demais colegas a se unirem em uma mesma causa. Parar de apontar que A ou B da diretoria não faz nada, mas se doar nas causas e fortalecer o grupo.

AS QUALIDADES DO GRUPO SEMPRE PREVALECERÃO SOBRE AS DEFICIÊNCIAS INDIVIDUAIS.”

Parabéns, Guincheiros!
Neste 1º de maio, logo abaixo, fizemos perguntas e respostas sobre as entidades sindicais.
PARTICIPE DA VIDA DO SEU SINDICATO!

A união dos trabalhadores em torno de um sindicato é uma boa ideia?

Sim, sem dúvida. O movimento sindical, como a instituição responsável pela defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da classe trabalhadora, foi uma das invenções mais criativas da humanidade.  Ele organiza, forma, mobiliza e traz poderes e equilíbrio aos trabalhadores nos embates com o Governo e certas mentalidades conservadoras na sociedade.

Seu principal valor está em reconhecer a existência do conflito e permitir a sua solução de forma negociada, com regras que asseguram igualdade de condições entre empregadores e trabalhadores. Organizado em Sindicato, o trabalhador será representado por uma entidade e não terá que se expor isolado ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva, protegendo o trabalhador de eventual perseguição, garantindo força para a conquista, vocalizando desejos, ampliando a voz de cada um, criando respeito, valores e direitos.

O que faz um Sindicato?

As organizações sindicais, de um modo geral, e os Sindicatos, em particular, exercem quatro macrofunções, quais sejam:

a) organizar, representar e defender os direitos dos trabalhadores da categoria profissional, inclusive como substituto processual;
b) negociar ou promover a contratação coletiva, podendo realizar movimentos paredistas (greve) na hipótese de recusa patronal;
c) formar para a cidadania, que consiste em promover cursos, seminários, simpósios, congressos e mobilizações para desenvolver o senso crítico dos trabalhadores;
d) lutar por justiça social, o que pressupõe participar e influenciar as decisões e processos políticos para que haja equidade na distribuição da riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador durante sua vida laboral e na aposentadoria.

NÃO FIQUE SÓ!
FIQUE COM O SINDICATO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *