Cuidados Básicos | Relembramos a importância de usar máscara e lavar as mãos

Cuidados Básicos | Relembramos a importância de usar máscara e lavar as mãos

Vivemos o momento mais crítico da pandemia do Coronavírus no Brasil. O número de infectados e mortos só aumenta. O governo Bolsonaro está completamente perdido em suas próprias negligências e o povo é quem paga com a vida. Tendo consciência desta triste realidade, o Singuesp relembra a importância dos cuidados básicos e essenciais para a segurança própria e das demais pessoas.

USO DE MÁSCARA

A máscara é fundamental para a proteção própria e dos demais. Elas se provaram uma das principais ferramentas de prevenção contra a Covid-19 e outros vírus semelhantes. Lembrando: as máscaras são utilizadas há mais de sete séculos e evoluíram muito em sua eficácia. Elas reduzem o risco de infecção em até 25% e outras possuem uma capacidade de filtragem superior a 90%.

Atualmente, alguns especialistas afirmam que, levando em consideração o que se sabe hoje sobre a transmissão do vírus e, principalmente, com a circulação de variantes mais contagiosas, o uso das máscaras se torna ainda mais necessário. Elas evitam gotículas (possivelmente contaminadas) de saliva se espalharem ou atingirem outras pessoas. Guincheiro: não saia de casa sem máscara, evite aproximação de outras pessoas, a distância também pode evitar esse tipo de contaminação.

Ao retirar a máscara a leve para lavar ou coloque num envelope de papel, caso a lavagem não seja imediata. Não deixe a máscara usada, suja ou contaminada exposta, em cima de uma mesa, por exemplo, ou solta dentro da bolsa e sem uma proteção. E lave bem as mãos ao terminar o manuseio.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E OBJETOS

A higienização das mãos é uma medida de prevenção de transmissão de diversas doenças. Entre elas, podemos destacar a Covid-19. Uma das principais formas de sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas adequadamente. Dessa forma, manter as mãos limpas evita a infecção e transmissão do Coronavírus.

Estudos apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população em geral. E isso não é diferente com a Covid-19: a higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se proteger.

Segue abaixo alguns momentos em que os cuidados básicos são cruciais:

  • depois que você estiver em um local público e tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente tocada por outras pessoas, como maçanetas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras ou caixas registradoras / telas eletrônicas, etc.;
  • antes de tocar nos olhos, nariz ou boca;
  • antes, durante e depois de preparar a comida;
  • antes de comer;
  • antes e depois de cuidar de alguém com sintomas respiratórios;
  • depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • depois de usar o banheiro.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE – coronavirus.saude.gov.br/

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *