DADOS ALARMANTES | Número de multas mais que dobrou em um ano

DADOS ALARMANTES | Número de multas mais que dobrou em um ano

Ouça a matéria!

 

O Portal do Trânsito divulgou nesta sexta, dia 13 de janeiro, dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) referentes ao aumento de multas no último ano. No Brasil, 4.528.513 multas de trânsito foram aplicadas somente no mês de agosto de 2022, o equivalente a 86,9% a mais do que o registrado no mesmo período em 2021 (2.422.079). Os números são alarmantes!

🚨 INFRAÇÕES MAIS COMETIDAS

A infração mais cometidas está o ato de dirigir em velocidade acima da máxima permitida em até 20%, com um total de 1.657.891 multas aplicadas. O segundo lugar ficou para os avanços em sinal vermelho (328.443); em terceiro ficam aqueles que transitam acima da velocidade máxima permitida de 20% a 50% (255.885); em penúltimo lugar, a falta do cinto de segurança (216.156); e por último, estacionar o veículo em locais proibidos conforme o que estabelece a legislação, como placas ou estacionamentos rotativos (213.349).

📊 ESTADOS COM MAIORES ÍNDICES

➡ São Paulo lidera a lista dos estados com mais registro de infrações. Foram 1.320.175 multas, o equivalente a 29,1% do total de multas de trânsito em todo Brasil.

➡ Minas Gerais (quase empatado com o terceiro lugar) com 487.491 infrações.

➡ Rio de Janeiro, com 481.041 infrações ou 10,6% do total de multas no Brasil.

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO É VALORIZAR A VIDA 👥

Motoristas que não respeitam as leis de trânsito podem provocar ocorrências graves, inclusive com registro de óbitos. Medidas simples evitam acidentes e contribuem para uma direção segura. Não podemos nos conformar com a irresponsabilidade. É preciso construirmos uma direção mais humanizada e respeitosa, pois a iniciativa deve partir de nós mesmos em uma rotina consciente.

CUIDADO COM OS PRAZOS 🗓

Os condutores que cometem infrações precisam ficar atentos aos prazos para quitar o pagamento das multas. Isso porque, o não pagamento faz com que o condutor seja considerado inadimplente e tenha o seu nome inscrito na dívida ativa. Além disso, pode ser impedido de realizar o licenciamento anual e também a transferência de propriedade do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *