Campanha chama atenção para busca de equilíbrio em meio aos desafios diários. Nós apoiamos!

Campanha chama atenção para busca de equilíbrio em meio aos desafios diários. Nós apoiamos!

Ouça a matéria!

 

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura de Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena a ação. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, instituições, autoridades e sociedade em geral para as necessidades relacionadas à Saúde Mental da população. O tema da campanha deste ano é “A Vida Pede Equilíbrio”.

A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos!”

Diante das transformações da sociedade, relações e vida cotidiana, são necessários novos entendimentos e comportamentos! Tais dinâmicas se aplicam em todas as idades (infância, adolescência, vida adulta e em idades avançadas). Todos precisam cuidar do equilíbrio mental e combater (sozinho e/ou com ajuda especializada) as adversidades do dia a dia.

COMBATE À DEPRESSÃO ☹️

A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa, inclusive aquelas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais. A depressão e ansiedade levam a consequências graves, como automutilação e até ao suicídio. Vários são os motivos: estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool ou outras drogas), experiências de violência doméstica, abusos, desemprego ou conflitos no ambiente de trabalho, separação conjugal, entre outros. É preciso reconhecer os sinais (em si e nos outros) e buscar ajuda médica!

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO 📲

Uma pessoa necessitada de atendimento em saúde mental deve, primeiramente, buscar acolhimento na rede de atenção básica mais próxima de seu domicílio. Em caso de maior desorganização, violência ou ameaça contra si ou outra pessoa, é preciso acionar o Serviço de Urgência 192 para ser encaminhado ao atendimento hospitalar.

Outros sinais como Isolamento extremo, ausência de cuidados consigo, luto prolongado ou alteração brusca e/ou intensa da rotina, também exigem cuidados urgentes dos serviços de saúde. Para receber atendimento no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), a pessoa deve procurar a unidade de saúde básica mais próxima de sua casa. Havendo necessidade de um tratamento de ampla complexidade, a própria unidade faz o encaminhamento ao Centro.

UM BOM MOMENTO PARA RECOMEÇAR 🙂

Janeiro foi escolhido por alguns motivos pela campanha. Neste mês, as pessoas têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. Além disso, é comum experimentar alguma tristeza ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. Sendo um bom momento para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

VÍDEO OFICIAL DA CAMPANHA ⏯️

🧠 Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *