Infosiga | 42% das mortes no trânsito em SP são por suspeita de embriaguez
Levantamento feito pelo DetranSP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e o Infosiga (Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) aponta um dado alarmante: 42% das mortes no trânsito são por suspeita de embriaguez ao volante. De janeiro de 2019 a julho de 2021, foram registrados 12.470 acidentes e 892 óbitos de motoristas neste cenário. E também é constatado o fato das maiores vítimas serem os jovens.
No Estado, em média, quase todos os dias, uma pessoa perde a vida no trânsito porque bebeu, dirigiu e se envolveu em acidentes. São 28 mortes por mês. Quase a metade aconteceu, justamente, quando a maioria está de folga, nos sábados e domingos à noite.
LEVANTAMENTO
Acidentes causados por embriaguez ao volante em São Paulo (janeiro 2019 a julho 2021):
- 12.470 acidentes;
- 892 mortes em 448 cidades e 427 estradas;
- 378 mortes ocorreram à noite nos finais de semana;
- 18% das vítimas têm de 18 a 24 anos;
- 378 dessas mortes aconteceram com o dia já escuro e nos finais de semana;
- jovens de 18 a 24 anos são quase 20% das vítimas.
Fonte: Infosiga (Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo)
MULTA
O motorista flagrado alcoolizado é multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será cobrada em dobro e terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada. Além disso, o número de internações por acidentes de trânsito em São Paulo aumentou 14% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.
O Portal G1 fez uma interessante reportagem com o estudante Bruno Menin. Ele perdeu um braço, sofreu traumatismo craniano, tem problemas de memória e precisa de remédio pra dormir todas as noites. Essas limitações são sua rotina depois de sofrer um acidente de carro no qual quem dirigia era um colega bêbado.