Prefeitura instala novos dispositivos para alertar sobre excesso de altura

Prefeitura instala novos dispositivos para alertar sobre excesso de altura

Além da avenida 23 de Maio, o mecanismo desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi implantado em outros quatro locais. Objetivo é evitar que veículos cheguem a se chocar com viadutos e túneis

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou sinalização e um novo dispositivo de alerta para condutores de ônibus e caminhões em quatro novos pontos de São Paulo.

São estes locais:

  • Avenida Alcântara Machado com Viaduto Bresser, sentido bairro;
  • Avenida Juscelino Kubitschek, sentido Morumbi, junto ao emboque do Túnel Jânio Quadros;
  • Avenida Pacaembu com Viaduto General Olímpio da Silveira;
  • Viaduto Fepasa localizado na avenida do Estado (sentido Santana).

Na avenida 23 de Maio, o equipamento foi colocado a aproximadamente 200 metros antes do Viaduto General Euclides Figueiredo, na Vila Mariana, para quem se dirige ao Centro.

Além do novo identificador de altura, há uma nova sinalização vertical, a fim de reforçar as já existentes. O conjunto formado pelas placas de sinalização e o dispositivo dão aos condutores três oportunidades de evitarem o choque com a estrutura do viaduto.

COMO FUNCIONA A SINALIZAÇÃO

O dispositivo é formado por uma série de chapas de alumínio penduradas em colunas cônicas instaladas antes da obra de engenharia civil. As chapas estão suspensas à exata altura do viaduto. Caso um caminhão ou ônibus com excesso de altura passe, o impacto das chapas metálicas na carroceria chama a atenção do motorista, além de lhe dar a certeza de que é o seu veículo o inadequado para o tráfego na via (e não qualquer outro que possa estar passando pelo local ao mesmo tempo).

O dispositivo desenvolvido foi inspirado em experiências realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os endereços foram escolhidos porque, somente em 2021, foram registradas 42 ocorrências de veículos com excesso de altura. A CET registrou, até julho deste ano, em toda a cidade, 194 casos de veículos com excesso de altura, entalados ou na iminência de entalar na cidade de São Paulo.

MULTA

Em caso de desrespeito à sinalização, a multa é grave, somando cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o valor é de R$ 195,23. Os túneis, pontes e viadutos possuem sinalização de regulamentação e advertência aos motoristas com os limites máximos de altura permitidos. A fiscalização ocorre permanentemente por meio das rondas das equipes de campo da Administração Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *