CONTRAN | Entra em vigor emissão de CRV exclusivamente eletrônico. Veja mudanças!

CONTRAN | Entra em vigor emissão de CRV exclusivamente eletrônico. Veja mudanças!

Entrou em vigor no início de janeiro a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) exclusivamente em formato eletrônico. Evitando assim o documento impresso em papel moeda (papel verde). A medida atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e trará maior praticidade ao cidadão, que poderá acessar o documento direto do seu smartphone.

A resolução nacional determina o lançamento do CRLV-e, que é a unificação em um único documento digital o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV). O CRLV-e somente poderá ser expedido após a quitação dos débitos, encargos e multas de trânsito.

PROCEDIMENTOS

Caso você já possua o documento de transferência de seu veículo no papel verde, fique tranquilo. Ele continuará sendo válido para veículos adquiridos antes do dia 4 de janeiro de 2021.

Se o condutor vender seu carro a partir do dia 5 de janeiro, e possuir o documento digital, ele deve solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e). Ela garantirá ao vendedor e comprador do veículo maior agilidade na transação.

No entanto, a entrega do CRV original com reconhecimento de firma (ou nota fiscal e descalque do chassi-veículo zero km) no momento de compra e venda continua obrigatória, mediante agendamento na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV”, disponíveis de forma online no portal do DETRAN/SP (www.detran.sp.gov.br) e/ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Para fins de fiscalização, o motorista poderá apresentar o CRLV-e na versão digital, via aplicativo, ou, se preferir, poderá imprimir o documento em papel comum. No entanto, não haverá a obrigatoriedade do porte da versão impressa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *